terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cultura Alemã: Arquitetura

Imagens de um passeio em Pomerode , a cidade mais alemã do Brasil ....








 Colonizada por imigrantes alemães da província da Pomerânia, norte da Alemanha, Pomerode é considerada a cidade mais alemã do Brasil, onde 70% da população faz uso do idioma e dos dialetos germânicos. A cidade também possui um rico folclore, música e gastronomia – em que se pode observar a fidelidade às velhas receitas da culinária alemã.






 Cultura - A cidade tem 16 clubes de caça e tiro, como é tradição nas cidades de colonização alemã. Bandas tocam valsas, polcas e marchas típicas dos imigrantes. Os corais, ligados a igrejas ou clubes sociais, interpretam canções alemãs, enquanto quatro grupos folclóricos, através dos seus trajes e coreografias típicas, revivem a música e as danças dos primeiros colonizadores.


O Jardim Zoológico de Pomerode, inaugurado em 1932, é considerado um dos mais antigos do País. Mantém aproximadamente 600 animais de mais de 120 espécies e fica bem no centro da cidade. 





Eventos - Pomerode realiza diversas festas ao longo do ano. A primeira é a Festa Pomerana, em janeiro, com música de bandinha tradicional, bailes, danças folclóricas e gastronomia típica. Também há concursos de culinária e competições tradicionais da antiga Pomerânia, com destaque para a Exposição Agro-Industrial. Em julho tem a Festa do Rei do Tiro Municipal, e, em novembro, a da Rainha. Em alguns dos 16 clubes, as festas do Rei e da Rainha do Tiro Municipal são realizadas todos os finais de semana. 



Características 



Cidade mais alemã do País, Pomerode é sinônimo de tradição, beleza natural e qualidade de vida. É o principal pólo gastronômico da região. 




 Data de fundação - 21 de janeiro de 1959. 

 Data festiva - A primeira segunda-feira após a Páscoa e 26 de dezembro. 

 Principais atividades econômicas - A cidade conta com um dos mais diversificados parques industriais do Estado, incluindo metalúrgicas, confecções, indústrias químicas e moveleiras. A empresa mais tradicional de Pomerode é a das Porcelanas Schmidt. A agricultura é responsável por 7% da arrecadação municipal. 
 População - 22.000 habitantes. 
 Colonização - Alemã. 
 Principais etnias - Alemã. 
 Localização - No Vale do Itajaí, a 32km de Blumenau. 
 Área - 217km2. 
 Clima - Temperado, com temperatura média entre 15ºC e 25ºC. 
 Altitude - 85m acima do nível do mar. 

Texto: Secretaria de Turismo de Sc
Fotos: Frederica Richter
 Cidades próximas - Blumenau, Rio dos Cedros, Indaial, Jaraguá do Sul, Timbó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prosit!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...