segunda-feira, 25 de julho de 2011

25/07 Dia da Imigração Alemã!

A imigração alemã no Brasil foi o movimento migratório ocorrido nos séculos XIX e XX de alemães para várias regiões do Brasil. As causas deste processo podem ser encontradas nos freqüentes problemas sociais que ocorriam na Europa e a fartura de terras no Brasil. Atualmente, estima-se que 5 milhões de brasileiros têm ao menos um antepassado alemão.
Em julho de 1824, os primeiros alemães chegam ao Sul do Brasil, as colônias alemãs mais importantes foram criadas a partir de grupos como Hermann Blumenau e Ferdinand Hackradt (em 1850 a Colônia Blumenau) e pela Sociedade Hamburguesa (em 1851, a Colônia Dona Francisca, atual Joinville), ao norte do litoral do estado.
Em diversas localidades do Brasil, mas em especial na Região Sul, são evidentes as marcas dos imigrantes alemães. O estado de Santa Catarina é considerado o mais alemão do Brasil. Aproximadamente 35% da sua população é de ascendência alemã, a maior porcentagem dentre os estados brasileiros. As cidades do interior do estado ainda preservam a arquitetura germânica das casas, bem como a língua alemã e festas populares, como a Oktoberfest, são marcas fortes da imigração alemã no Sul do Brasil.




Pintura retratando a chegada dos primeiros imigrantes alemães do Rio Grande do Sul, em 1824.


Chalé alemão na cidade de Pomerode.



Mapa mostrando a dispersão das colônias alemãs no Sul do Brasil em 1905.


Blumenau, cidade fortemente marcada pelos alemães.


Comemoração da oktoberfest na cidade gaúcha de Igrejinha.

A oktoberfest Blumenau é uma das tentativas de resgatar as tradições alemães no Brasil.





Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prosit!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...